Tempo de leitura: 5 minutos.


O que você vai encontrar:

  • O que é a rastreabilidade do colágeno;
  • Qual a sua importância;
  • Qual a sua relação com a sustentabilidade.

Nos últimos anos, o colágeno ganhou popularidade no setor de saúde e bem-estar, com promessas de uma pele mais bonita, cabelo, unhas e articulações mais fortes, e melhor saúde intestinal. À medida que a demanda do consumidor por suplementos de colágeno e produtos de beleza continua a aumentar, as preocupações com a rastreabilidade e sustentabilidade do produto também elevam.


A rastreabilidade refere-se à capacidade de rastrear a jornada de um produto ou ingrediente desde sua origem até o produto final. No caso do colágeno, a rastreabilidade é crucial para garantir sua segurança, eficácia, qualidade, certificação e fornecimento ético. Envolve rastrear toda a cadeia de abastecimento, desde as matérias-primas (geralmente de origem bovina, marinha ou suína) até o processo de fabricação e, finalmente, até o produto que você encontra nas prateleiras.


Assim, a importância da rastreabilidade do colágeno se dá por garantir:

  • a qualidade do produto, ao certificar que o produto contém o tipo de colágeno alegado e está livre de contaminantes;
  • a segurança e pureza, já que envolve testes rigorosos e a triagem de quaisquer substâncias nocivas, alérgenos ou impurezas que possam comprometer a segurança do produto;
  • aprovisionamento ético, certificando que o colágeno seja derivado de fontes responsáveis ​​e sustentáveis.

Além disso, considerando a sustentabilidade ambiental, a Selvs® concentra-se na minimização do desperdício de recursos naturais, na redução da emissão de carbono e na promoção de fontes sustentáveis de colágeno. Assim, alguns aspectos que são levados em conta para o desenvolvimento dos produtos são: 


  • bem-estar animal, sendo utilizado exclusivamente gado orgânico certificado, criado de forma ética e alimentado com capim, para fornecer uma fonte mais sustentável de colágeno bovino. Estes animais têm acesso a pastagens abertas, reduzindo a pressão ambiental associada à agricultura intensiva e às práticas de confinamento. Também há um forte foco na minimização do estresse do gado, com acesso à água e sombra em todos os momentos.

  • reutilização, visto que são utilizados subprodutos bovinos como matéria-prima. Com a utilização destes subprodutos, é possível diminuir a emissão de carbono (CO2) do ambiente

Dessa forma, a rastreabilidade e a sustentabilidade do colágeno são aspectos essenciais que os consumidores devem considerar ao escolher produtos à base de colágeno. Ao optar pela linha de Colágenos da Selvs, você apoia uma cadeia de fornecimento transparente e ética, que protege tanto a sua saúde quanto a saúde do planeta.