Tempo de leitura: 2min


O que você vai encontrar:


  • O que é considerado chocolate;
  • Composição ideal de um chocolate saudável;
  • Benefícios do cacau. 

Símbolo da Páscoa e um dos alimentos mais populares do mundo, o chocolate é um doce difícil de resistir quando se está seguindo uma dieta. Mas, diferente do que muita gente pensa, o chocolate pode ser uma opção saudável e parte da sua rotina, se souber escolhê-lo. 


Todo produto alimentício que possui massa de cacau, cacau em pó ou manteiga de cacau, é considerado chocolate desde que possua 25% dos ingredientes mencionados ou 20%, no caso do chocolate branco, de acordo com a ANVISA. 


Na prateleira do supermercado, o que difere um chocolate de outro é a quantidade de cacau e os demais ingredientes que fazem parte da sua composição e a regra de ouro é: quanto maior o teor de cacau e menor a quantidade de ingredientes melhor. O ideal é que seja >70%, já que possui menor teor de açúcar e gordura. 


O cacau, além de ser responsável por dar o sabor característico do chocolate, também possui antioxidantes que contribuem para a melhora do humor e dos níveis de estresse, para proteção cerebral e também para a saúde cardiovascular. 


Existem opções que ainda possuem características funcionais porque além de possuírem alto teor de cacau possuem ingredientes como frutas secas como cranberry, oleaginosas como amêndoas, proteína como whey protein, fibras e adoçantes naturais. Essas opções são mais nutritivas e vantajosas para a saúde.


Ao escolher uma boa opção, além de matar aquela vontade de doce, você ainda aproveita os benefícios do cacau e faz com que ele seja um aliado da sua dieta.