Tempo de leitura: 3 minutos.
O que você vai encontrar:
- Importância e benefícios do magnésio;
- Sinais e sintomas de deficiência;
- Recomendação diária;
- Como aumentar o consumo de magnésio no dia a dia.
O magnésio é um mineral que assume papel de suma importância na saúde humana já que o mesmo participa da formação de dentes e ossos, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e no relaxamento muscular. Além disso, esse mineral também é extremamente importante na fixação de cálcio nos ossos, e portanto, sua deficiência pode acarretar em problemas como a osteoporose.
Levando em conta que o solo brasileiro é, de maneira geral, pobre em magnésio, há o ocasionamento natural de uma carência desse mineral na alimentação diária da população.
Além disso, o fato de os brasileiros, em especial crianças e adolescentes, não adotarem um estilo de vida saudável, dando preferência a comidas rápidas do tipo fast-food, com altos valores energéticos, mas pouca qualidade nutritiva, também pode agravar essa deficiência.
Ademais, fatores como o estresse, idade, uso de drogas, bebidas alcoólicas e fumo podem depletar a concentração desse mineral no organismo, resultando em graves problemas de saúde.
Assim, considerando que a recomendação de ingestão diária de magnésio é de 310 a 320 mg para mulheres e 400 a 420 mg para homens acima dos 18 anos, a sua ingestão tem de ser equilibrada, pois a sua falta no organismo pode provocar ou agravar sintomas como a náusea, vômitos, sonolência, fraqueza, alterações na personalidade, espasmos musculares, tremores e perda de apetite.
Alimentos ricos em magnésio:
- Sementes;
- Leguminosas;
- Cereais integrais;
- Abacate;
- Banana;
- Vegetais folhosos verdes;
- Salmão;
- Aveia;
- Chocolate amargo;
- Alimentos fortificados.
Considerando a tendência há uma baixa ingestão desse mineral na alimentação de muitas pessoas, o Collagen Vita foi desenvolvido especialmente para recuperar a vitalidade, unindo o magnésio, que promove o relaxamento, com ativos que auxiliam na melhora da libido, fertilidade e eficiência do sistema imune.
É importante lembrar que a suplementação deve sempre estar acompanhada de uma alimentação nutritiva e equilibrada para que os benefícios sejam alcançados.