Iogurtes, biscoitos, pães, sucos, entre outras preparações convencionais estão ganhando uma versão turbinada com mais proteína, mas será que quanto mais proteico, melhor? Bom, assim como boa parte das perguntas relacionadas a Nutrição: depende. Descubra o que realmente importa na nossa ingestão proteica diária lendo este artigo!

 

Primeiramente, os alimentos fonte de proteína são fundamentais não só para a construção e manutenção dos músculos, mas também para processos metabólicos importantes no nosso corpo, além de ajudar na saciedade. Mas, de maneira geral, consumir proteína além da quantidade necessária não garante uma saúde melhor!

 

Cada pessoa tem uma necessidade diferente de consumo de proteína, que varia de acordo com fatores como idade, peso, nível de atividade física e objetivos de saúde. Exagerar demais na dose, além de não trazer benefícios extras, pode sobrecarregar órgãos como rins e fígado, principalmente quando o restante da alimentação não está equilibrado.

 

O segredo é: escolha boas fontes alimentares e consuma na quantidade adequada (e você pode descobrir qual a sua necessidade diária com a nossa Calculadora de Proteína localizada no rodapé do site). Fontes como lácteos, ovos, carnes e leguminosas, são as principais opções, além de suplementos proteicos derivados do leite e do colágeno, para quem precisa de mais praticidade na rotina.

 

É aqui que entra a linha Protein da Selvs, que tem como base peptídeos tipo I e III de colágeno, uma fonte de proteína de fácil digestibilidade e absorção para complementar a sua ingestão diária. Os produtos da linha podem ser adicionados em qualquer bebida ou receita quente ou fria, e até mesmo em pratos salgados no caso do sabor Neutro.

 

Adicionar uma dose a mais de proteína no seu dia pode fazer sentido, mas desde que você esteja atento ao contexto geral da sua alimentação. Não se esqueça que uma alimentação equilibrada vai além de bater metas numéricas. Ela engloba toda a variedade alimentar, contexto social, nível de processamento, frequência de consumo e moderação.