
Quando o assunto é desempenho físico, recuperação muscular e ganho de massa magra, a alimentação tem papel fundamental. Muita gente associa o pré e o pós-treino a lanches rápidos ou shakes, mas a verdade é que essas refeições não só podem como muitas vezes coincidem com as refeições principais (o almoço sendo o pré ou o jantar o pós, por exemplo). O segredo está na escolha dos macronutrientes e em como distribuí-los de forma estratégica.
Antes do treino, o foco principal deve ser a energia, ou seja, a prioridade é garantir uma boa fonte de carboidrato, que será o principal combustível para os músculos durante a atividade. Dependendo do tempo entre a refeição e o treino, também pode ser interessante incluir uma fonte de proteína para já começar a estimular a síntese muscular.
Alguns exemplos de refeições principais que podem funcionar como pré-treino são:
-
Arroz integral, frango grelhado e legumes;
-
Massa com molho à bolonhesa;
-
Batata inglesa com carne de panela e salada.
Se faltar tempo, um shake com banana, aveia, bebida vegetal e Collagen Protein Baunilha, Chocolate e até mesmo o Neutro, pode funcionar como um pré-treino leve e funcional.
Já no pós-treino, o objetivo da refeição é reparar os tecidos musculares, repor o glicogênio muscular e estimular o ganho de massa magra. Por isso, a combinação de proteínas de alta qualidade com carboidratos é fundamental.
É aqui que os peptídeos de colágeno ganham destaque: diferentes estudos já apontaram o papel do colágeno na manutenção da massa magra, na recuperação muscular e na saúde das articulações — um combo importante para quem treina com regularidade.
Algumas opções para caso precise de um pós-treino prático seriam:
-
Vitamina de banana, morango, bebida vegetal e Collagen Protein Neutro
-
Polpa de açaí batida com manga e Collagen Protein Baunilha
- Panqueca de banana com Collagen Protein Chocolate
A linha Collagen Protein da Selvs é prática e versátil, e pode ser incluída em vitaminas, bowls e até refeições salgadas, como molhos ou purês, no caso do Neutro. Garantir que suas principais refeições estejam equilibradas em carboidratos e proteínas não precisa ser complicado!
Introduzir colágeno na sua rotina de autocuidado, pode dar suporte ao seu desempenho e recuperação muscular, além de ser aliado da saúde articular, saúde óssea, saúde intestinal e da pele!
Foto por disponível no Freepik por Drazen Zigic