Manter o sistema imunológico resistente em tempos de COVID-19 é fundamental para evitar essa e outras doenças. Dentre outros fatores, uma alimentação de boa qualidade e a prática de exercício físico são hábitos muitas vezes negligenciados e que contribuem positivamente na imunidade. Incluir frutas, verduras, boas fontes de proteína, gordura e carboidratos, além de esportes na rotina é essencial para isso, assim como evitar atitudes que interferem negativamente no seu sistema imune

 

 - Consumir açúcar.

Ingerir alimentos que tenham muito açúcar com frequência, inibe a defesa dos glóbulos brancos contra corpos estanhos no organismo.

 

- Beber pouca água:

A desidratação dificulta o transporte de nutrientes no organismo, o que afeta negativamente a resposta imunológica.

 

- Consumir alimentos ultraprocessados:

Alimentos ultraprocessados geralmente não contêm vitaminas e minerais suficientes para dar um bom suporte para o sistema imune.

 

- Não praticar exercícios físicos

Correr, lutar, nadar, fazer musculação são excelentes formas de estimular a resposta anti-inflamatória do corpo e também de aliviar o estresse diário. 

 

Suas emoções também são capazes de influenciar o sistema imune.

 

O corpo e a mente estão completamente conectados e, por isso, preocupação demais, negativismo e estresse podem interferir na imunidade por aumentarem o cortisol, hormônio associado a nossa resposta inflamatória, de maneira exacerbada e deixam o organismo mais vulnerável a doenças.  

De acordo com a renomada médica e pesquisadora da área, Esther Sternberg, as emoções podem sim atrapalhar um processo de cura do organismo. Se você se interessou por esse assunto, nesta palestra ela explica sobre essa relação com muito mais detalhes. 

  

Cuidar da sua saúde física é tão importante quanto cuidar dos seus sentimentos e emoções para dar um bom suporte para o seu sistema imune!