
Para adiantar, não existe uma única resposta e tudo vai depender do seu corpo, estilo de vida e objetivos.
A proteína é um dos macronutrientes mais importantes para o funcionamento do corpo. Ela participa da construção e manutenção dos músculos, do fortalecimento da imunidade, da produção de hormônios, enzimas, pele, cabelo, unhas… ou seja: está em praticamente tudo.
Mas afinal, quanto de proteína você realmente precisa consumir por dia? Saiba que o consumo ideal depende de alguns fatores, como: peso, nível de atividade física, idade, objetivo, comorbidades associadas e etc.
Veja alguns exemplos:
- Para pessoas sedentárias, a recomendação média é de 0,8g a 1g por quilo de peso corporal por dia.
- Para quem treina com regularidade ou busca ganho de massa muscular, essa quantidade pode variar entre 1,2g a 2g por quilo de peso corporal por dia.
- Em fases específicas da vida, como gestação, amamentação ou envelhecimento, essa necessidade pode aumentar.
Ou seja: não existe uma quantidade fixa que funcione para todo mundo. O ideal é ter uma alimentação equilibrada e, se possível, contar com orientação de um nutricionista.
Apesar de termos vários alimentos que são fonte de proteína na nossa alimentação como carnes, ovos e lácteos, muitas vezes a suplementação é necessária e o colágeno pode entrar nessa conta de consumo diário, assim como a proteína do soro do leite (Whey Protein) ou proteínas de fonte vegetal.
A suplementação com colágeno é uma forma prática e leve de aumentar o consumo diário de proteínas. Por conter peptídeos de colágeno hidrolisado dos tipos I e III, sua absorção e biodisponibilidade são otimizadas, garantindo melhor aproveitamento pelo organismo. Além de contribuir para o aporte proteico, o colágeno exerce um papel essencial na saúde da pele, das articulações e dos cabelos, promovendo sustentação, elasticidade e vitalidade.
Por isso, incluir um suplemento de colágeno como os da linha Collagen Protein da Selvs pode complementar a ingestão de proteínas, especialmente se o objetivo for promover qualidade de vida, saúde intestinal, saúde óssea e articular, além dos benefícios estéticos.
E com sabores como Chocolate e versões neutras (sem sabor), fica fácil incluir na rotina: no shake pós-treino, no café com leite, no smoothie ou até na panqueca do café da manhã.
Uma boa ideia para começar seria montar uma rotina com pelo menos 1 ou 2 fontes proteicas por refeição. Inclua alimentos variados (ovos, iogurte, carnes magras, leguminosas) e use os nossos produtos como aliados para facilitar a rotina e manter a constância!
Afinal, consumir proteína na quantidade certa, é essencial para viver com mais energia, equilíbrio e saúde e o colágeno pode ser um parceiro incrível nessa jornada. E para estimar a sua ingestão proteica diária, você pode utilizar nossa calculadora de proteína que se encontra no rodapé desta página.