
Uma recente pesquisa publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise trouxe insights valiosos sobre como a combinação de proteínas pode beneficiar a saúde muscular. O estudo investigou os efeitos da ingestão de uma mistura de Whey Protein (proteína do soro do leite de vaca) e colágeno na síntese de proteínas musculares em homens jovens e ativos.
Os pesquisadores recrutaram 28 homens saudáveis, com idade média de 25 anos, para participar de um experimento controlado. Após uma sessão de exercícios de resistência para as pernas, os participantes consumiram uma bebida contendo 30 g de proteína — sendo 25 g de Whey Protein e 5 g de colágeno — ou uma bebida placebo sem calorias. Ao longo de cinco horas, foram coletadas amostras de sangue e tecido muscular para analisar a taxa de síntese de proteínas musculares.
Os resultados mostraram que a ingestão da mistura de Whey e colágeno aumentou significativamente a síntese de proteínas musculares, tanto nas fibras contráteis (responsáveis pela força e movimento) quanto nas proteínas do tecido conjuntivo (que dão suporte e estrutura ao músculo). Especificamente, a taxa de síntese (produção) de proteínas miofibrilares foi maior nos participantes que consumiram a mistura em comparação com o placebo, tanto em repouso quanto após o exercício. Além disso, a síntese de proteínas do tecido conjuntivo também aumentou em repouso com a ingestão da mistura.
A recuperação muscular eficiente é essencial para atletas e indivíduos ativos. Enquanto o Whey Protein é conhecido por promover a síntese de proteínas musculares, o colágeno pode simultaneamente contribuir para a saúde do tecido conjuntivo, como tendões e ligamentos, além de aumentar o aporte proteico diário. A combinação dessas proteínas pode oferecer um suporte mais abrangente para a recuperação e fortalecimento muscular.
Para quem busca otimizar a recuperação pós-treino, considerar suplementar o colágeno, além de Whey Protein, pode ser uma estratégia eficaz. Essa abordagem pode beneficiar não apenas o crescimento muscular, mas também a integridade dos tecidos de suporte, reduzindo o risco de lesões.
Clique aqui e conheça a linha de colágenos Collagen Protein da Selvs.
Referência bibliográfica:
DOI: 10.1249/MSS.0000000000003596