A glicina é um aminoácido fundamental para a saúde e o funcionamento adequado do corpo humano. Embora nosso organismo produza glicina naturalmente, sua quantidade muitas vezes não é suficiente para satisfazer todas as nossas necessidades, especialmente quando se trata da síntese ideal de colágeno. 

Ela está presente em alimentos como carnes e peixes, mas sua concentração é particularmente elevada em suplementos de colágeno. A glicina é um dos principais componentes do colágeno, essencial para a saúde da pele, articulações, e muito mais. 

Os 5 principais benefícios da glicina

1 – Melhoria na produção e manutenção do colágeno pelo organismo

Nosso corpo produz uma série de aminoácidos, que são pequenas moléculas que formam as proteínas, incluindo a glicina. A glicina compõe 1 a cada 3 aminoácidos que formam a proteína de colágeno e precisamos de cerca de 10 gramas (ou mais) de glicina por dia para conseguirmos sintetizar colágeno de forma ideal. Apesar disso, nossa alimentação dificilmente supre essa quantidade.

Ao suplementar colágeno, otimizamos a renovação e a síntese de colágeno, e a glicina cumpre seu papel ao auxiliar na manutenção de pele, cabelos, unhas, ossos, tendões, ligamentos e articulações.

2 – Redução dos picos de açúcar no sangue

A glicina ajuda a aumentar os níveis de GLP-1, um hormônio que o corpo libera após as refeições e que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Quando consumida em uma quantidade entre 3 e 5 gramas, cerca de 30 a 60 minutos antes de uma refeição com carboidratos, a glicina pode diminuir o aumento do pico glicêmico no sangue, em até 30 a 50%

Isso é positivo porque picos de glicose frequentes podem, ao longo do tempo, trazer malefícios para a saúde cardiovascular e metabólica como diabetes, aterosclerose.

3 – Saúde imunológica

Um estudo observou que pessoas que consumiam 10 gramas de glicina por dia tinham uma resposta imunológica melhor. A explicação é que a glicina ajuda a reforçar a matriz extracelular, o que cria uma barreira extra contra infecções, diminuindo a propagação. 

Assim, a glicina contribui para que o sistema imunológico trabalhe de maneira mais equilibrada, evitando que o corpo reaja de forma exagerada com inflamações excessivas durante uma infecção.

 

4 – Longevidade

Os estudos em animais mostram que a suplementação com glicina pode prolongar a vida em 10-20%.

A glicina imita os efeitos de uma dieta com pouca metionina (um aminoácido encontrado em várias proteínas) sem que a pessoa precise reduzir o consumo de proteínas. Dietas com menos metionina são associadas a uma vida mais longa e menos inflamações, mas limitar proteínas pode ter desvantagens para a saúde. Com a glicina, é possível aproveitar esses benefícios, como a redução de inflamações e a proteção das articulações.

 

5 – Sono e desempenho esportivo

A glicina ajuda a reduzir a temperatura corporal. Vários estudos indicam que o consumo de 3 gramas de glicina 60 minutos antes de dormir pode melhorar a rapidez com que as pessoas adormecem e também a qualidade do sono.

Além disso, como a glicina diminui a temperatura corporal, ela pode aumentar a capacidade de exercício intenso, pois o corpo leva mais tempo para atingir uma temperatura crítica.

A glicina também pode melhorar a absorção de sódio e até mesmo reduzir cãibras musculares.

Agora que você já conhece os benefícios da glicina, conheça o Collagen Protein Neutro da Selvs. Ele possui 20 g de proteína e mais de 3 g de glicina por dose e é um dos colágenos com maior teor de glicina por dose. Por não agregar sabor, ele ainda é uma opção prática e versátil para ser incluída na sua rotina de autocuidado. Clique aqui para saber mais!

Texto adaptado de Dr. James DiNicolantonio