Quem não gosta de um pão na chapa ou de um queijo gratinado? Essa tostadinha que deixa tudo mais gostoso é resultado de uma reação que leva ao escurecimento durante o preparo. Mas, por mais saboroso que seja, essa tostada a mais, não é tão inofensiva assim.


Produtos de Glicação Avançada (AGEs) é o nome dado a esse queimadinho. Os AGES são substâncias que geram um quadro de estresse oxidativo no nosso organismo, por isso, são prejudiciais à saúde. E, quando comemos alimentos torrados demais, aumentamos muito a quantidade de AGEs formada.

Em excesso, os AGEs desencadeiam uma resposta inflamatória que a longo prazo, pode prejudicar nossa saúde, já que os produtos de glicação estão relacionados com o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e até mesmo com o envelhecimento precoce da pele.

Porém, algumas práticas simples podem nos ajudar a reduzir os níveis de AGEs:

  • Tenha uma alimentação equilibrada: evite o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas. Opte por uma dieta balanceada com frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
  • Utilize métodos de cocção adequados: alguns métodos de cozimento, como grelhar, assar ou cozinhar em baixa temperatura, podem reduzir a formação de AGEs nos alimentos.
  • Pratique exercícios físicos: manter uma rotina de atividades físicas pode auxiliar na redução dos níveis de AGEs e também na diminuição da inflamação no organismo.

Essas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na nossa saúde com o tempo. Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde para orientações personalizadas, afinal, prevenir é sempre o melhor caminho para uma vida mais saudável!