Tempo de leitura: 4min
O que você vai encontrar:
- Papel do colágeno na saúde dos ossos
- Quem precisa suplementar colágeno pensando em saúde óssea
- Quais fatores influenciam na saúde dos ossos
Os benefícios do colágeno para a saúde da pele, unhas e cabelos já são muito conhecidos, mas essa proteína também possui um papel importante para a saúde óssea e, quando pensamos em longevidade, é fundamental termos ossos fortes e resistentes para termos maior autonomia e menor risco de fraturas.
O colágeno faz parte da nossa matriz óssea, ao atuar na mineralização do osso junto com minerais como o cálcio e o fósforo, garantindo dureza, resistência e flexibilidade, o que diminui o risco de fraturas. Além disso, o colágeno também é responsável pela manutenção do tecido ósseo, já que participa da remodelação óssea, ou seja, da renovação tecidual que naturalmente ocorre nesse tecido.
Por mais que o colágeno possa beneficiar a saúde óssea de qualquer pessoa existem três grupos que devem se atentar ao consumo de colágeno: mulheres na menopausa, atletas e pessoas idosas.
Mulheres na menopausa
A menopausa traz mudanças hormonais que afetam negativamente a densidade óssea, porque a redução dos níveis de estrogênio está associada a uma maior perda óssea. O colágeno pode ser um aliado valioso nesse período, ajudando a manter a integridade dos ossos e a minimizar o risco de osteoporose.
Atletas
Atletas e entusiastas do fitness estão constantemente desafiando seus corpos, o que pode levar a um desgaste significativo nas articulações e ossos. O colágeno auxilia na recuperação e na reparação de tecidos após exercícios intensos, além de favorecer o fortalecimento ósseo, permitindo um desempenho esportivo mais consistente ao prevenir possíveis lesões.
Pessoas idosas
Pessoas idosas têm maior risco de quedas e fraturas ósseas, já que a densidade do osso naturalmente diminui. A suplementação com colágeno pode auxiliar no fortalecimento dos ossos e consequentemente na redução do risco de fraturas nessa fase da vida, além de prevenir a osteoporose e a osteopenia.
Vimos que o gênero e a idade podem afetar diretamente a demanda de colágeno no corpo, mas o nosso estilo de vida também influencia. Ter uma alimentação balanceada é essencial para que você garanta outros nutrientes que assim como o colágeno são extremamente importantes para a saúde óssea como vitamina D, vitamina K, magnésio, zinco, boro e etc.
As alterações como osteoporose e osteopenia não são perceptíveis nos primeiros estágios da vida, mas se tornam evidentes conforme envelhecemos, por isso, para prevenir disfunções ósseas é necessário cuidar da saúde óssea.
Agora que você já sabe sobre a importância do colágeno para a saúde óssea, conheça o Collagen Protein, um suplemento que possui apenas peptídeos de colágeno tipo 1 e 3 na composição, sendo o tipo 1 encontrado nos ossos. Por estar hidrolisado na forma de peptídeo, a absorção e o aproveitamento pelo organismo são maiores. E ainda, já que não possui sabor adicionado, pode facilmente ser encaixado na sua rotina em receitas doces ou salgadas, quentes ou frias e contribuir com o seu aporte proteico diário (20 g por dose).