Existem tantas dietas para diferentes objetivos e que prometem resultados variados como emagrecimento, ganho de massa muscular ou melhora da qualidade de vida. Ultimamente a dieta plant based tem chamado bastante atenção, não só pelos benefícios para a saúde, mas também por ser considerada sustentável.
Por ser uma dieta à base de plantas (em tradução livre do inglês), muitas pessoas confundem a plant based com a vegetariana ou vegana, pois a plant based também é caracterizada pela redução ou até mesmo eliminação do consumo de produtos de origem animal.
Essa alimentação é composta em sua maior parte por frutas, hortaliças, tubérculos, sementes, oleaginosas, grãos integrais, leguminosas e alimentos de origem animal em menor quantidade em alguns casos. Alimentos ultraprocessados como bebidas lácteas adoçadas, barrinha de cereais e pão de forma, por exemplo, não fazem parte da rotina, o que nem sempre acontece nos cardápios vegetarianos ou veganos. Em resumo: uma dieta plant based pode ser vegetariana/vegana, mas nem toda dieta vegana/vegetariana é plant based.
Outra característica da plant based é ter baixa densidade calórica e alta densidade nutricional, ou seja, mesmo consumindo um volume maior de comida, a quantidade de calorias é menor e por ser uma alimentação colorida e variada, é extremamente rica em micronutrientes.
Seu potencial anti-inflamatório e antioxidante é um dos maiores benefícios dessa alimentação e, por isso, é uma das mais indicadas para prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida.
Optar pela plant based é também optar por uma dieta sustentável. A redução do consumo de carnes, leites e derivados, contribui para a diminuição da quantidade de água utilizada para produzir esses produtos e do desmatamento causado, ajudando a evitar a escassez desses recursos naturais futuramente.
E você? Já tinha ouvido falar ou já é adepto à essa alimentação?